O que é psicoterapia?
A psicoterapia é um processo mediado por um profissional especializado, que visa alcançar mudanças de modo a aumentar o bem-estar e qualidade de vida de quem a procura. É um meio que pode favorecer a sua capacidade de gerir com autonomia e eficiência os desafios que a vida lhe coloca.
Um bom amigo pode te ouvir, mas um psicólogo possui habilidades, competências, experiência clínica, formação acadêmica e profissional, para te ajudar de forma mais eficaz com os problemas da vida, usando técnicas baseadas nas melhores pesquisas disponíveis, levando em consideração seus valores e contexto.
O psicólogo pode te ajudar, portanto, a identificar seus problemas e descobrir a melhor maneira de lidar com eles; mudar comportamentos e hábitos prejudiciais à saúde; encontrar maneiras construtivas de lidar com uma situação que está além do seu controle e assim melhorar o seu bem-estar físico e mental.

Embora cada caso seja particular, em geral, os benefícios que você pode esperar do processo psicoterápico são:
-
promoção do autoconhecimento;
-
ajuda para encontrar motivação;
-
melhora nos relacionamentos interpessoais;
-
identificação da origem de alguns comportamentos;
-
conscientização e regulação emocional;
-
melhora na autoestima, com o desenvolvimento de mais autonomia e autoconfiança;
-
desenvolvimento de novas habilidades.
E, por compreender que cada ser humano é único, o trabalho terá foco em cada pessoa, de maneira individualizada.
A terapia pode ajudar, se você tem sentido dificuldade:
no seu relacionamento com você e com os outros
-
falta de autoconhecimento
-
baixa autoestima e Inseguranças
-
problemas para se relacionar
-
dificuldade de se expressar
com emoções difíceis e persistentes
-
ansiedade, irritabilidade e estresse
-
medo, pânico e sofrimento
-
tristeza profunda e apatia
-
oscilação do humor
-
desânimo e choros frequentes
(que podem ser influenciados por situações como traumas, lutos, relações complicadas e períodos mais conturbados, ou podem estar presentes na sua vida há mais tempo)
para lidar com diagnósticos & transtornos
Ao receber um diagnóstico de Transtorno Mental, muitas dúvidas podem surgir. A psicologia trabalha em conjunto com a psiquiatria para que o melhor tratamento possível seja realizado.
com comportamentos que afetam o seu dia a dia
-
indecisão e autocobrança excessiva
-
procrastinação e perfeccionismo
-
falta de concentração e atenção
-
aumento ou perda do sono
-
aumento ou perda do apetite
-
compulsões, impulsividade e manias
pilares do nosso processo terapêutico
01
Acolhimento e Avaliação Inicial
Desde a primeira sessão, criamos um espaço seguro para que você possa compartilhar suas preocupações e objetivos, enquanto realizamos, em paralelo, uma avaliação cuidadosa para entender melhor os desafios que você está enfrentando.
03
02
Colaboração e Plano de Tratamento Personalizado
Definimos juntos um plano de tratamento que atenda às suas necessidades específicas. Utilizamos técnicas e protocolos baseados na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e Contextuais que têm como objetivo as promover mudanças desejadas em sua vida.
Aplicação Prática e Ferramentas
Durante as sessões, você aprenderá e praticará ferramentas que te ajudarão a lidar com pensamentos e comportamentos que estão impactando negativamente sua vida. Isso é feito de forma colaborativa, com apoio constante.
04
Alta e Continuidade
Quando os objetivos que traçamos forem alcançados, a terapia pode ser encerrada. No entanto, você sairá equipado com habilidades e estratégias para continuar seu desenvolvimento de forma independente. E sempre que sentir necessidade ou desejar trabalhar em novos objetivos, você poderá retornar para sessões pontuais ou para um novo ciclo de acompanhamento.
