Terapia para Adolescentes
A adolescência pode ser uma uma fase cheia de desafios e incertezas, tanto para os adolescentes quanto para seus pais. Nesse período de transição, é natural que surjam preocupações em relação ao comportamento, às emoções e ao desenvolvimento do seu filho(a). Isso porque é comum que o adolescente deseje descobrir coisas novas e até desafiar seus pais, por sentir uma necessidade maior de afirmação e de colocar a prova conceitos aprendidos ao longo da vida, o que pode gerar muitos conflitos familiares.
A psicoterapia oferece um espaço seguro para que o adolescente possa explorar essas emoções e desafios, ao mesmo tempo em que fornece aos pais o suporte necessário para lidar com essa fase com mais tranquilidade e compreensão.
Às vezes, os desafios e as mudanças dessa fase podem manifestar-se de formas que exigem uma atenção mais cuidadosa. É importante estar atento(a) aos sinais de que seu filho(a) pode estar enfrentando dificuldades que vão além do normal e que podem se beneficiar do apoio psicológico.
É indicado procurar atendimento psicológico para o adolescente principalmente caso ele apresente:
-
Problemas com o sono ou alimentação
-
Solidão e baixa autoestima
-
Ansiedade excessiva
-
Humor deprimido
-
Dificuldades na escola
-
Dificuldades com relacionamentos
-
Sensibildade e sobrecarga sensorial
-
Comportamentos desafiadores
-
Dificuldade para lidar com regras e autoridades
-
Automutilação
-
Problemas com jogos
-
Consumo de álcool ou drogas ilícitas
-
Encaminhamento da escola ou médico
Além dos sinais mais evidentes, como automutilação e consumo de substâncias, é importante estar atento(a) a mudanças sutis no comportamento, como retraimento social, mudança repentina no desempenho escolar, alteração nos hábitos alimentares, ou demonstrações de desinteresse por atividades que antes eram prazerosas. Esses podem ser indicativos de que seu filho(a) está enfrentando dificuldades internas que ele(a) pode não estar conseguindo expressar claramente.
Identificar esses sinais precocemente e buscar ajuda especializada pode fazer uma grande diferença no desenvolvimento emocional e psicológico do adolescente. A psicoterapia pode oferecer ao seu filho(a) as ferramentas necessárias para enfrentar esses desafios e promover um crescimento saudável, proporcionando:
a capacidade de gerenciar melhor emoções e pensamentos desafidores
desenvolvimento de uma identidade mais clara e segura, fortalecendo a autoestima
aprimoramento de habilidades de comunicação, resolução de problemas e mais autonomia
estratégias para gerenciar a pressão e desempenho escolar
prevenção de comportamentos de risco, como automutilação e uso de substâncias
A psicoterapia nessa fase tem como objetivo ajudar o adolescente a compreender quem ele é, o que sente, o que quer, a identificar quais relações são significativas e a expressar-se da melhor maneira. Em conjunto, será realizado um trabalho de orientação para que seja possível promover saúde emocional e um desenvolvimento saudável para o adolescente, propiciando mais qualidade de vida para toda a família.

Como serão nossas sessões?
As sessões de terapia tem duração de 50 minutos, onde conversaremos sobre as demandas trazidas, as possíveis formas de lidar com essas questões ou conviver melhor com elas.
A 1ª sessão é realizada com o responsável pelo adolescente. Nessa sessão, o responsável terá a oportunidade de falar sobre o desenvolvimento do adolescente e relatar quais preocupações o fizeram procurar o atendimento.
As demais sessões são realizadas com o adolescente, através de conversas, dinâmicas e jogos para que ele se sinta confortável para falar o que desejar. Cada adolescente é único, e a terapia é personalizada para atender às suas necessidades específicas. Isso permite que ele(a) se sinta à vontade para compartilhar suas preocupações e desafios, enquanto trabalha em direção a um desenvolvimento emocional saudável.
E, sempre que houver necessidade, serão realizadas sessões com os pais ou responsáveis para fornecer devolutivas e orientações sobre o andamento do tratamento. Seremos uma equipe!
A partir da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e Contextuais, vamos identificando e entendendo os padrões de pensamentos e comportamentos do adolescente em determinadas situações. Isso nos permite observar quais são as suas crenças sobre si mesmo(a) e sobre os outros e como isso tem influenciado suas ações. Dessa forma, trabalharemos em conjunto para desenvolver habilidades e estratégias que promovam uma melhor qualidade de vida.
Juntos, trabalhamos para promover o bem-estar de toda a família.